Esse post já estava rolando na minha cabeça a um tempo, porque não sei se repararam ou não, mas aqui é um lugar onde eu não só busco ajudá-los, eu busco aprender também. O arco dos personagens veio ao meu conhecimento depois de uma conversa em um grupo de amigas escritoras, eu nunca tinha ouvido falar, então eu fui pesquisar e trouxe alguns resultados para dividir com vocês.
Uns dias atrás me perguntaram sobre subplots, e eu comecei a refletir sobre e percebi que tanto quanto ao enredo e as outras estruturas de uma história (olha aqui uma matéria legal para ajudá-los da @ ) os personagens devem ser muito bem desenvolvidos. As vezes até mais, já que mesmo que você tenha um worldbuilding muito bom, são os personagens que dão a vida para a sua história. São eles que fazem o leitor se identificar e se aproximar mais do que a história oferece. E é sobre isso que o arco do personagem trata.
Pessoas tem autoimagem, crenças, valores, atitudes dominantes e opiniões, elas são muito mais do que a gente vê e o arco que estamos falando é isso aplicado em um personagem. Esse recurso é feito para que você construa personagens profundos, apaixonantes e eficientes.
Uma boa dica para fazer uma arco dos seus personagens é uma ficha que fala sobre a vida dele. Uma boa ficha é recheada de coisas que vão desde nome inteiro e idade até a imagem que você quer que o personagem tenha, não esquecendo nunca do passado e do motivo para suas ações. Não há nada pior do que uma história muito legal e personagens que mudam de opinião e humor a cada estante (sem terem nenhum distúrbio )e que fazem coisas sem sentido, não é mesmo? Então vale a pena ficar ligado.
Eu ainda não sei muito sobre o assunto então aqui alguns links que me ajudaram, e caso você tenha interesse de melhorar a sua história seria legal dar uma olhada:
Arco dos personagens -- Liga dos Betas
Arco do personagem no enredo
Arco do personaegem
Criando seu personagem ( esse link é mais útil, ele abrange mais coisas, apesar de tratar de personagens em quadrinhos)
Se tiverem mais alguma duvida, estou por aqui.
Beijos
Dani
3.05.2016
Diário de escrita 2.0 -- Falta de vergonha na cara
Essas ultimas semanas foram feitas de dias seguidos por merdas que eu fiz. Isso anda se aplicando muito na minha escrita (principalmente se você trocar semanas por meses), um dos maiores exemplos que eu posso citar foi a publicação da minha história no wattpad. Postar a história não foi o problema, o que realmente pesou foi o fato de que eu não estava preparada pra isso. E ai eu estava lá tentando pensar o que eu poderia fazer para resolver meus problemas quando acabei transformando a história já publicada em rascunho e não sabia como deixar publica novamente. Mais uma merda, porém dessa vez eu estou determinada a fazer as coisas direto, e usar aquele ditado do " há males que vem para o bem"
E por esse motivo vocês estão convidados a nova versão do Diário de escrita. A versão 2.0. A versão que vai falar sobre a minha finalização do meu primeiro livro.
Ok, eu claramente estou sendo a sagitariana louca e exagerada que sou na vida real. Eu nem sei se vou conseguir terminar, se esse é o tempo certo da história ou se estou pronta para isso, mas a meta aqui é tentar.
Antes da NaNo eu estava com o maior gás, e durante ela também, eu venci o desafio, mas e depois? Bom depois de todo esse tempo (sim já fazem 3 meses desde que a NaNo acabou) eu revisei e reescrevi uns 4 capítulos e o resto eu desconsiderei e nem li por achar uma merda. Depois eu não fiz mais nada. Por que? Falta de vergonha na cara.
Eu tive tempo, eu tenho tempo e sei disso. No novembro passado eu estava muito mais apertada nas coisas para fazer do que agora, mas eu queria fazer então eu dava um jeito, agora a preguiça me domina e com tempo e com metas eu não faço... Isso para mim é falta de vergonha na cara da minha parte.
Se você é assim, vamos por os pingos nos is. preguiça é um ser diabólico que te impede de chegar aos seus objetivos.Tomar consciência disso é a primeira parte para resolver o problema.
Eu tomando consciência disso comecei um planejamento mais intenso. Sei que vai ser difícil mas nunca antes eu tive essas sensação de querer colocar o ultimo ponto final,mesmo sem a revisão, mesmo sem todo o resto, eu quero olhar para a tela do computador e ter um sorriso no rosto bobo com uma palavra ecoando na cabeça e escorrendo para a boca em um sorriso sincero, quero que essa palavra seja: "Terminei!"
Esses diários de escritas novos vão ser desabafo, mas divisão de conhecimento.Então em ajudem que eu ajudo vocês, ok? Alem disso tentarei postá-los todas as segundas. Espero que dê certo.
Esse post era mais para avisar vocês, e para incentivá-los. Para darmos todos as mãos e juntos enfrentarmos os problemas que aparecerem.
Beijos
Dani.
E por esse motivo vocês estão convidados a nova versão do Diário de escrita. A versão 2.0. A versão que vai falar sobre a minha finalização do meu primeiro livro.
Antes da NaNo eu estava com o maior gás, e durante ela também, eu venci o desafio, mas e depois? Bom depois de todo esse tempo (sim já fazem 3 meses desde que a NaNo acabou) eu revisei e reescrevi uns 4 capítulos e o resto eu desconsiderei e nem li por achar uma merda. Depois eu não fiz mais nada. Por que? Falta de vergonha na cara.
Eu tive tempo, eu tenho tempo e sei disso. No novembro passado eu estava muito mais apertada nas coisas para fazer do que agora, mas eu queria fazer então eu dava um jeito, agora a preguiça me domina e com tempo e com metas eu não faço... Isso para mim é falta de vergonha na cara da minha parte.
Se você é assim, vamos por os pingos nos is. preguiça é um ser diabólico que te impede de chegar aos seus objetivos.Tomar consciência disso é a primeira parte para resolver o problema.
Eu tomando consciência disso comecei um planejamento mais intenso. Sei que vai ser difícil mas nunca antes eu tive essas sensação de querer colocar o ultimo ponto final,mesmo sem a revisão, mesmo sem todo o resto, eu quero olhar para a tela do computador e ter um sorriso no rosto bobo com uma palavra ecoando na cabeça e escorrendo para a boca em um sorriso sincero, quero que essa palavra seja: "Terminei!"
Esses diários de escritas novos vão ser desabafo, mas divisão de conhecimento.Então em ajudem que eu ajudo vocês, ok? Alem disso tentarei postá-los todas as segundas. Espero que dê certo.
Esse post era mais para avisar vocês, e para incentivá-los. Para darmos todos as mãos e juntos enfrentarmos os problemas que aparecerem.
Beijos
Dani.
Assinar:
Comentários (Atom)
